Realizamos nossa entrevista com duas pedagogas que trabalham rede pública municipal, na Zona Sul de São José dos Campos. Uma pedagoga atua na área da educação a 13 anos e a outra, tem 22 anos dedicados a educação, é psicopedagoga e mestre em educação.
Felizmente, diferente do poderíamos imaginar, nossas duas educadoras concordam em sua maneira de pensar. Apesar de sabermos que hoje em dia, a maioria dos profissionais que trabalham nesta área estejam bastante desmotivados por vários fatores, entre eles, o baixo salário, a desvalorização da profissão e a falta de apoio das esferas superiores.
As pedagogas entrevistadas concordam que os pais são ausentes e despreparados para auxiliar e educar seus filhos, que o Estado é muito assistencialista e que a mídia provoca muitas distorções em relação ao consumismo. Também pactuam que atualmente os pais, muitas vezes sem saber como agir e impor limites, delegam o papel de educar somente para a Escola.
No entanto, ambas também acreditam que isso possa ser mudado, investindo no crescimento pessoal e profissional e lutando por uma Educação sempre melhor e mais justa e humanizada.
Essas são exemplos de profissionais que amam o que fazem e batalham com seriedade pelo ideal de uma Educação que de pleno desenvolvimento aos educandos, e os prepare para o exercício da cidadania.
Trechos da entrevista escrito de próprio punho
Nenhum comentário:
Postar um comentário